projeto-arvore-digital-1-910x605

Projeto Árvore Digital usa energia solar para conectar cidadãos

Estruturas instaladas em praças de municípios paranaenses fornecem Wi-Fi de graça e pontos de carregamento do celular.

O Sol fornece energia, inclusive para a conexão entre as pessoas. Em 16 municípios paranaenses próximos do Lago de Itaipu, por exemplo, os cidadãos vão às praças em busca de ar fresco e acesso gratuito à internet. E podem até carregar o celular. Tudo graças ao Projeto Árvore Digital.

Não há mistério nesse sistema. A árvore, na verdade, é uma estrutura abastecida por energia solar. Para tanto, ela possui painéis fotovoltaicos localizados em seu topo. A luz do Sol, então, alimenta as baterias da árvore. Com isso, ela pode carregar celulares e outros eletrônicos por meio de seus 16 conectores. Também fornece até 100 conexões Wi-Fi simultâneas.

O Projeto Árvore Digital é iniciativa de um convênio entre a empresa de geração de energia Binacional Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros. Ele se iniciou com uma ação-piloto implementada na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu. O objetivo é que a cidade ganhe uma segunda árvore, essa no Terminal de Transporte Urbano. Outras unidades já foram inauguradas oficialmente em Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Santa Helena, Pato Bragado, Mercedes, Terra Roxa e Guaíra.

O número de acessos à internet a partir do Projeto Árvore Digital já ultrapassou 170 mil. É também uma forma de as prefeituras desses municípios se conectarem com seus cidadãos. Afinal, os e-mails fornecidos para o cadastro de acesso ao sistema da árvore são usados pelo poder público para enviar informações institucionais sobre temas como campanhas de vacinação, coleta seletiva e pagamento de IPTU.

FONTE: Catraca Livre /

 

Related Post

0 Comments