Man worker in the firld by the solar panels

Energia solar impulsiona agricultura em Oeiras, no Piauí

O uso da energia solar tem crescido de forma significativa entre os agricultores na comunidade Morro do Claro, na zona rural de Oeiras, no Piauí. Os sistemas fotovoltaicos são atualmente uma das ferramentas mais importantes no ganho competitividade e no aumento da produção agrícola na região, especialmente pelos incentivos implantados pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA).

Agricultores de uma unidade produtiva, por exemplo, tiveram sucesso na produção de milho e melancia, após receberem o kit de irrigação por sistema de gotejamento doado pela Prefeitura de Oeiras, por meio da SEMA, e as placas de energia solar que também foram doadas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“Além disso, esta unidade produtiva recebe assessoria do técnico em agropecuária, comprovando que o acompanhamento profissional faz a diferença, gerando produtos de melhor qualidade”, comentou o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza.

O município conta também com o projeto de incentivo à agricultura familiar, da Secretaria Municipal de Agricultura, com palestras relacionadas ao manejo do solo e da água, entre outros assuntos referentes ao setor. “Visitamos várias propriedades rurais, visando a difusão de tecnologias aos agricultores familiares do nosso município”, conclui Juvenal Souza.

Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa. Destacam-se as festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, em 15/08, de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa, talvez a mais movimentada do Piauí, que inclui Procissões como a do Domingo de Ramos, do Fogaréu (quinta-feira) e do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão).

A cidade é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí, provendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital.

 

FONTE: encurtador.com.br/ouMR0

 

Related Post

0 Comments